PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU aponta que 93 mil mortes na guerra civil síria; 6,5 mil crianças

13 jun 2013 - 07h25
(atualizado às 07h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 93 mil pessoas, incluindo pelo menos 6,5 mil crianças, morreram desde o início da guerra civil na Síria, anunciou nesta quinta-feira a ONU, em um relatório que destaca o aumento do número de vítimas fatais por mês.

"Apelo às partes que declarem um cessar-fogo imediato, antes de seguir matando ou ferindo dezenas de milhares de pessoas", declarou Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay. "Os massacres incessantes continuam a níveis exorbitantemente elevados, com mais de 5 mil mortos documentados a cada mês desde julho e 27 mil óbitos adicionais desde 1 de dezembro", completou.

Pillay, no entanto, ressaltou que o número real de vítimas fatais pode ser muito maior. A maioria das mortes aconteceu nas regiões da periferia rural de Damasco (17,8 mil) e de Homs (16,4 mil), seguidas por Aleppo (11,9 mil), Idlib (10,3 mil), Deraa (8,6 mil), Hama (8,1 mil), Damasco (6,4 mil) e Deir Ezor (5,7 mil).

A grande maioria dos casos comprovados pela ONU envolve homens, mas os especialistas não conseguiram estabelecer uma distinção entre combatentes e civis. A idade das vítimas também não foi determinada em 75% dos casos. Mas a ONU conseguiu documentar as mortes de 6.561 menores de idade, incluindo pelo menos 1.729 crianças com menos de 10 anos.

A lista da ONU inclui apenas as vítimas identificadas que aparecem com nome, data e local da morte.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade