PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

ONU investigará suposto uso de armas químicas na Síria

21 mar 2013 - 10h43
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta quinta-feira que a ONU vai lançar uma investigação a pedido do governo sírio sobre alegações de que armas químicas foram usadas no país. "Tomei a decisão de realizar uma investigação da ONU sobre a eventual utilização de armas químicas na Síria", disse Ban a jornalistas. Ele disse que a investigação irá focar "o incidente específico trazido à minha atenção pelo governo sírio."

A Síria pediu a Ban na quarta-feira para investigar um suposto ataque com armas químicas por "grupos terroristas", perto da cidade de Aleppo, na terça-feira, afirmou o embaixador sírio da ONU, Bashar Ja'afari. Também ontem, a oposição síria afirmou que houve um segundo ataque com armas químicas, na terça-feira, em Damasco, além daquele que o governo e a oposição se acusam mutuamente de terem realizado em Aleppo, no mesmo dia.

Todavia, Ban deixou claro que o foco da investigação seria o ataque em Aleppo. "É claro que estou ciente de que há outras alegações de casos semelhantes envolvendo o uso relatado de armas químicas", disse ele, acrescentando que as ONU teria a cooperação da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"A plena cooperação de todas as partes será essencial. Insisto que isso inclua acesso irrestrito", disse ele. "Há muito trabalho a fazer e isso não vai acontecer da noite para o dia, é obviamente uma missão difícil", disse Ban. "Eu pretendo que esta investigação comece, logo que for praticamente possível."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade