PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU insiste em que Síria permita passagem de ajuda por fronteira turca

20 jun 2013 - 22h04
Compartilhar

A chefe de operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, insistiu novamente esta quinta-feira no Conselho de Segurança na necessidade de que a Síria permita a passagem de ajuda humanitária pela fronteira com a Turquia, para atender às necessidades de 6,8 milhões de pessoas.

Amos destacou que o governo sírio continua se mostrando "muito hostil" a permitir este acesso, "pois considera que esta zona fronteiriça é controlada pela oposição".

A funcionária das Nações Unidas disse à imprensa que desde janeiro as caravanas com ajuda humanitária permitiram atender 1,2 milhão de pessoas, tanto em áreas controladas pelo governo quanto pela oposição síria, mas destacou que o acesso continua sendo limitado em comparação com as enormes necessidades.

"Pedi uma vez mais ao Conselho para considerar todos os mecanismos para fazer chegar ajuda a 6,8 milhões de pessoas na Síria", destacou.

Entre estas soluções, Amos apontou a necessidade de um acordo entre o governo e a oposição para permitir "pausas humanitárias ou cessar-fogo temporários" nas estradas que devem usar as caravanas com ajuda humanitária.

O conflito sírio, que começou em março de 2011 depois que milhares de cidadãos saíram às ruas movidos pela onda de protestos que sacudia o mundo árabe, já matou 93.000 pessoas, entre elas pelo menos 6.500 crianças, segundo cifras da ONU.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade