PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU e Liga Árabe mostram "apoio total" a mediação de Brahimi na Síria

23 jan 2013 - 17h13
(atualizado às 17h15)
Compartilhar

As Nações Unidas e a Liga Árabe manifestaram nesta quarta-feira "apoio total" ao trabalho de mediação que está sendo feito na Síria por seu representante especial para esse país, Lakhdar Brahimi, após as críticas do regime sírio ao mediador internacional.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o secretário- geral da Liga Árabe, Nabil al Araby, deram respaldo ao trabalho de Brahimi na "tarefa excepcionalmente difícil" que tem pela frente para ajudar a encontrar uma "solução política" à crise síria.

O apoio de Ban e Al Arabi a Brahimi é manifestado algumas semanas depois que o regime de Bashar al Assad acusou o mediador internacional de ter uma "inclinação flagrante" a favor da oposição síria.

No último dia 9, o representante especial afirmou em entrevista à emissora britânica "BBC" que o plano de três fases proposto por Al-Assad dias antes para tentar resolver a crise era parcial.

"O que foi dito por Brahimi sai da essência de sua missão e demonstra de forma flagrante sua inclinação em direção a posturas de partes conhecidas por sua conspiração contra a Síria e contra os interesses do povo sírio", criticou então o regime de Damasco.

O representante, um veterano diplomata argelino, assumiu o cargo em setembro do ano passado, substituindo Kofi Annan, que deixou a mediação por não conseguir levar adiante sua proposta para frear a violência na Síria.

O conflito no país custou a vida de pelo menos 60 mil pessoas desde que explodiu, em março de 2011, até novembro passado, enquanto a emigração de deslocados supera já os 2 milhões, segundo os últimos dados das Nações Unidas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade