PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU comemora adesão de Damasco à Convenção sobre Armas Químicas

14 out 2013 - 17h56
(atualizado às 19h11)
Compartilhar

A ONU comemorou nesta segunda-feira a adesão formal da Síria à Convenção sobre Proibição de Armas Químicas, embora tenha destacado que ainda há muito trabalho para eliminar o arsenal químico sírio nos prazos estabelecidos.

"É, evidentemente, bem-vindo, mas isso deveria ter acontecido há muito tempo", disse o porta-voz da ONU, Martin Nesirky, à imprensa.

"Resta muito trabalho difícil por fazer", acrescentou, destacando a "cooperação" de Damasco na eliminação de seu arsenal, que deve ser concluída antes de 30 de junho de 2014, segundo a resolução da ONU.

"Os prazos são curtos e, para cumpri-los, iniciou-se uma corrida contra o relógio", explicou.

A partir desta segunda-feira, a Síria passou a fazer parte da Convenção sobre Proibição de Armas Químicas, um mês depois de seu pedido de adesão ter sido aceito. Mas o regime sírio se comprometeu a começar a destruir seu arsenal antes da entrada em vigor da Convenção em seu território.

Uma equipe de 60 especialistas da ONU e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) começou, no início de outubro, a identificação e o desmantelamento das armas no território sírio. Ao final da missão conjunta, haverá 100 pessoas encarregadas da tarefa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade