PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU: Assembleia Geral condena Assad e apoia transição; Brasil se abstém

A resolução recebeu apoio de 107 dos 193 membros das Nações Unidas. O Brasil preferiu se abster, junto de outros 58 países - outros 12 votaram contra

15 mai 2013 - 14h49
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A Assembleia Geral das Nações Unidas condenou nesta quarta-feira o governo sírio pela "escalada" na guerra que assola o país e apoiou o papel da coalizão opositora nas negociações para a transição.  A resolução foi aprovada por 107 Estados; 12 votaram contra e 59 preferiram se abster - entre eles o Brasil.

Imagem mostra a Assembleia Geral da ONU reunida nesta quarta-feira, em Nova York
Imagem mostra a Assembleia Geral da ONU reunida nesta quarta-feira, em Nova York
Foto: AFP

A Rússia foi um dos países que se opôs à resolução, alegando que poderia ser um potencial obstáculo às negociações. No ano passado, 133 países aprovaram uma resolução similiar. Naquele momento a Síria estava no centro dos debates do organismo multilateral.

Estados Unidos, Grã-Bretanha e França se juntaram aos países árabes no apoio à resolução, apresentada pelo Qatar e por outras nações árabes, que manifestaram a sua "indignação diante do rápido aumento do total de mortos".

Segundo a própria Assembleia Geral da ONU, o número de vítimas do conflito é estimado agora em mais de 80 mil, embora um relatório divulgado na terça pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) aponte para um número entre 94 e 120 mil baixas desde março de 2011.  

Além da Rússia, China, Síria, Irã e Coreia do Norte estão entre os 12 países que se opuseram à resolução. Entre os que se abstiveram estão, além do Brasil, África do Sul e Índia.

Clamor por transição

A Assembleia "condenou energicamente a contínua escalada no uso de armas pesadas por parte das autoridades sírias", incluindo "mísseis balísticos" contra civis, ressalta a resolução.

Em relação aos esforços políticos para pôr fim à guerra, a Assembleia solicitou às partes que trabalhem pela "rápida implementação" de um comunicado elaborado pelas principais potências em Genebra no ano passado, que detalhava as etapas para um governo de transição.

A resolução considera os opositores da Coalizão Nacional Síria (CNS) "um representante efetivo de que os interlocutores necessitam para uma transição".

A Rússia, que antes da votação tinha enviado um comunicado aos 193 membros da ONU classificando a resolução de "parcial", afirmou que esta "seria um sério obstáculo para as tentativas de levar as partes sírias à mesa de negociações".

No entanto, os países ocidentais apoiaram decididamente a resolução.

"As consequências desta crise aumentam, afetando não apenas a Síria, mas toda a região", disse a embaixadora assistente americana Rosemary DiCarlo, acrescentando que o apoio à resolução está em consonância com os esforços pela organização de uma conferência de paz.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade