PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ofensiva afegã e drones americanos matam 99 insurgentes no Afeganistão

14 jun 2015 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 28 insurgentes, entre eles um dirigente talibã, morreram no Afeganistão em bombardeios de drones dos Estados Unidos nas últimas 24 horas, e outros 71 morreram em uma ofensiva nacional das forças de segurança, informou o exército neste domingo.

As tropas americanas bombardearam ontem à noite com aviões não tripulados duas áreas do distrito de Dangam, na província oriental de Kunar, que deixaram 15 e 13 talibãs mortos, respectivamente, disse à Agência Efe Numan Hatifi, porta-voz do Corpo 201 do exército afegão no leste do país.

A agência de inteligência afegã, o Diretório Nacional de Segurança (NDS), confirmou em comunicado a morte em um dos bombardeios do governador talibã para o leste de Kunar, Omar Zadran.

Outros dois "importantes" comandantes talibãs morreram no mesmo ataque, segundo o NDS, que proporcionou às forças internacionais "a informação de inteligência precisa" em que a operação foi baseada.

O porta-voz militar afirmou que a morte desses insurgentes se traduzirá em uma queda da atividade talibã na região, na fronteira com as áreas tribais do Paquistão e alvo de vários ataques de grande envergadura nos últimos dois anos.

Também nas últimas 24 horas, 71 supostos talibãs morreram e outros 37 ficaram feridos em uma ofensiva lançada pelo exército e pela polícia afegã em 11 das 34 províncias do país, indicou o Ministério da Defesa em comunicado.

Segundo o departamento, oito soldados morreram durante a operação pela explosão de minas e por artilharia dos insurgentes, que sofreram a maioria de suas baixas, 30, em um distrito da província de Helmand.

As forças de segurança lançaram nas últimas semanas várias operações simultâneas em diferentes províncias inseguras do país para resistir à ofensiva dos talibãs iniciada em abril.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade