PUBLICIDADE

Oriente Médio

"Povo iraniano quer direção diferente", diz Obama sobre novo líder

18 jun 2013 - 07h19
(atualizado às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou na segunda-feira que a eleição de um moderado como próximo presidente do Irã é um sinal de que os iranianos querem seguir uma direção diferente, mas disse não ter certeza se isso vai encerrar um impasse sobre as ambições nucleares de Teerã.

Em entrevista à emissora pública dos EUA, Obama disse que os Estados Unidos e seus aliados estariam dispostos a dialogar com o Irã sobre o programa nuclear iraniano, desde que Teerã reconheça que as sanções internacionais não serão suspensas até que o Irã prove que não está construindo uma arma nuclear.

"Desde que haja um entendimento sobre as bases da conversa, então acho que não há nenhuma razão pela qual não possamos avançar", disse Obama.

A surpreendente vitória do moderado Hassan Rohani nas eleições do fim de semana no Irã para suceder Mahmoud Ahmadinejad na Presidência foi vista pelos Estados Unidos como positiva, pelo menos à primeira vista.

"Eu acho que isso mostra que o povo iraniano quer seguir uma direção diferente", disse Obama. "O povo iraniano rejeitou os extremistas e os clérigos na eleição que não estavam buscando nenhum compromisso sobre nenhuma coisa em nenhuma hora e lugar. Claramente você tem uma fome dentro do Irã por se envolver com a comunidade internacional de uma forma mais positiva."

Obama observou, porém, que o aiatolá Ali Khamenei permanece sendo o líder supremo do Irã, "então vamos ter que continuar a ver como isso se desenvolve e como isso evolui ao longo das próximas semanas, meses e anos."

"Eu acho que há uma possibilidade de que eles decidam --os iranianos decidam-- nos levar até a nossa oferta de participar de uma forma substantiva mais séria", disse.

A entrevista foi gravada no domingo e transmitida na segunda-feira à noite pela Public Broadcasting Service (PBS).

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade