PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama se reúne com negociadores israelenses e palestinos

30 jul 2013 - 11h10
(atualizado às 14h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está reunido com os representantes israelenses e palestinos que participam desde segunda-feira em Washington de conversas preliminares para as negociações de paz entre ambas as partes, estagnadas há quase três anos, informou hoje a Casa Branca.

Participam do encontro com Obama a ministra israelense de Justiça, Tzipi Livni, e o chefe negociador da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Saeb Erekat, de acordo com um funcionário da Casa Branca.

Obama disse nesta segunda-feira que o reatamento do diálogo entre israelenses e palestinos era "promissor". Além disso, afirmou que vê nos dois lados "um profundo desejo de paz", mas alertou para o "trabalho duro" que ainda precisa ser feito.

Tzipi e Erekat iniciaram na segunda-feira as primeira conversas de paz diretas desde 2010, com um jantar no Departamento de Estado, lideradas pelo chefe de diplomacia americana, John Kerry.

Os negociadores retomaram hoje o diálogo com um encontro no começo da manhã com o recém nomeado enviado especial dos EUA para o processo de paz, Martin Indyk, segundo informa o jornal israelense "Ha'aretz".

Depois, todos se dirigiram à Casa Branca para um breve encontro com Obama, que partirá em breve para Chatanooga (Tennessee), onde dará um discurso sobre a situação da economia.

Os negociadores retornarão depois ao Departamento de Estadom para uma última reunião com seu titular, John Kerry.

Espera-se que Kerry compareça perante a imprensa às 12h (horário de Brasília) acompanhado de Tzipi e Erekat para falar sobre as conclusões destes primeiros contatos, que buscam traçar um plano de trabalho para as negociações.

O Departamento de Estado revelou na segunda-feira que as partes se comprometeram a negociar durante pelo menos nove meses, até abril de 2014, com a possibilidade de prolongar o processo se não houver acordo até essa data.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade