PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama sanciona lei que dá ao Congresso poder de revisar acordo com o Irã

22 mai 2015 - 18h54
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sancionou nesta sexta-feira uma lei que dá ao Congresso autorização para revisar e eventualmente rejeitar o acordo nuclear negociado entre o grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido, mais Alemanha) e o Irã.

"O Congresso americano terá autoridade de revisar e supervisionar um potencial acordo nuclear global com o Irã", explicou a Casa Branca ao informar sobre a sanção de Obama.

A Câmara dos Representantes aprovou a medida na semana passada por 400 votos a favor e 25 contra, depois do sinal verde obtido no Senado dias antes, com 98 votos favoráveis e apenas um contrário.

O projeto original, idealizado pelos republicanos, foi modificado através de várias emendas dos democratas que conseguiram vencer a oposição inicial da Casa Branca e do próprio Obama.

A lei assinada hoje garante que os parlamentares terão 30 dias para revisar um eventual pacto nuclear com o Irã, tempo durante o qual Obama poderá suspender as sanções impostas ao país pelo Executivo, mas terá que respeitar as estabelecidas pelo Congresso.

O presidente americano transformou as negociações com os iranianos em uma prioridade de seu segundo mandato e defendeu que o pacto é a melhor opção para evitar que Teerã desenvolva uma arma nuclear.

Após o compromisso preliminar firmado em Lausanne (Suíça), o acordo final entre o G5+1 e o Irã deve ser fechado antes do próximo dia 30 de junho.

Em discurso hoje em uma sinagoga em Washington, Obama reiterou que seu objetivo é chegar a um pacto que "bloqueie todos os caminhos" rumo a uma arma nuclear iraniana.

Além disso, em entrevista publicada ontem pela revista "The Atlantic", o presidente afirmou que tem um "interesse pessoal" em fechar um acordo sobre o programa nuclear do Irã, porque sua própria reputação está em jogo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade