PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama receberá presidente de Mianmar na Casa Branca segunda-feira

15 mai 2013 - 15h28
(atualizado às 15h31)
Compartilhar

O presidente birmanês, Thein Sein, será recebido na próxima segunda-feira na Casa Branca por Barack Obama, anunciou a Presidência americana nesta quarta-feira.

Esta visita histórica é uma resposta à visita do mandatário americano a Yangun, e "destaca o compromisso do presidente Obama em apoiar e ajudar os governos que decidiram empreender reformas" políticas, explicou a Casa Branca em um comunicado.

A viagem já havia sido anunciada pela televisão birmanesa, mas sem indicar a data. Já nesta quarta, um ministro afirmou que esta viagem poderia ser adiada conforme a aproximação do ciclone Mahasen, que ameaça atingir a costa oeste de Mianmar.

A visita de Thein Sein a Washington será a primeira em muitos anos de um dirigente desse país asiático, que foi alvo de reiteradas denuncias de violações dos direitos humanos por parte da comunidade internacional. O último chefe de governo a viajar a Washington foi Ne Win em 1966.

O líder birmanês se reunirá com Obama na Casa Branca, como forma de fortalecer o apoio americano ao processo político iniciado em março de 2011 com a auto-dissolução da junta militar, que levou à organização de eleições, possibilitando a chegada da opositora Aung San Suu Kyi ao Parlamento.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade