PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama pede esclarecimentos a Israel sobre ataque à frota

31 mai 2010 - 13h36
(atualizado às 14h57)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, lamentar profundamente as mortes causadas por um ataque israelense a um comboio com ajuda à Faixa de Gaza nesta segunda-feira e pediu que ele reúna todos os fatos sobre o incidente o mais rápido possível, disse a Casa Branca.

Obama discursa durante cerimônia no cemitério nacional Abraham Lincoln, na cidade de Elwood, em Ilinois
Obama discursa durante cerimônia no cemitério nacional Abraham Lincoln, na cidade de Elwood, em Ilinois
Foto: AFP

Em telefonema a Netanyahu, Obama afirmou entender a decisão do premiê israelense de cancelar o encontro agendado para terça-feira para retornar a Israel. Ambos concordaram em reagendar o encontro "na primeira oportunidade", disse a Casa Branca.

Netanyahu estava no Canadá desde sexta-feira para conversar com os líderes do país e se reuniria com Obama em Washington.

"O presidente expressou profundo pesar pela perda de vidas no incidente de hoje, e preocupação com os feridos", disse. "O presidente também expressou a importância de descobrir todos os fatos e circunstâncias ao redor dos eventos trágicos desta manhã o mais rápido possível".

Ao menos 10 ativistas pró-palestinos foram mortos quando soldados israelenses atacaram um comboio de navios que levava ajuda humanitária a Gaza.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade