PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama ordena sanções contra moeda e setor automotivo do Irã

3 jun 2013 - 18h58
(atualizado às 19h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta segunda-feira uma ordem executiva com novas sanções ao Irã dirigidas a pressionar sua moeda, o rial, e seu setor automotivo, informou a Casa Branca. As sanções estão focadas em "isolar o governo iraniano pelo contínuo descumprimento de suas obrigações internacionais", indicou em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. É a primeira vez que o rial é objeto de sanções diretas por parte do governo americano.

Com a ordem executiva assinada por Obama, está autorizada a imposição de sanções "a instituições financeiras estrangeiras que com pleno conhecimento realizem ou facilitem transações significativas para a compra ou venda de rial iraniano". Em relação ao setor automotivo, as novas sanções penalizam a venda, provisão ou transferência de bens ou serviços para a montagem no Irã de veículos leves e pesados, de acordo com a Casa Branca.

A ordem presidencial contempla também sanções para aqueles que proporcionem "apoio material" a pessoas ou entidades iranianas previamente sancionadas pelas autoridades americanas. "As medidas adotadas hoje são parte do compromisso do presidente Obama para evitar que o Irã adquira uma arma nuclear", explicou Carney no comunicado.

À medida que aumenta a pressão sobre o governo iraniano "temos a porta aberta a uma solução diplomática", disse o porta-voz de Obama ao ressaltar, no entanto, que o tempo para negociar "não é ilimitado". Na semana passada, os EUA anunciaram novas sanções contra várias companhias da indústria petroquímica do Irã, considerada a segunda fonte de receita do governo iraniano, dentro de sua campanha de pressão a Teerã em relação ao seu programa nuclear.

Essas sanções acontecem um dia depois de o Departamento do Tesouro anunciar que permitirá a exportação de telefones celulares e outros aparelhos de comunicação para favorecer os cidadãos iranianos, ao suspender uma proibição que estava em vigor desde 1992.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade