PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama defende Susan Rice como nova conselheira de segurança

5 jun 2013 - 16h49
(atualizado às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente americano, Barack Obama, elogiou sua próxima conselheira de Segurança Nacional, Susan Rice, como uma "servidora pública exemplar", na tentativa de minimizar as críticas da oposição republicana. Obama anunciou formalmente que Rice, hoje embaixadora americana na ONU, substituirá Tony Donilon no organismo de segurança a partir de julho. 

Politicamente, a nomeação é um desafio, em meio às acusações dos republicanos de que Rice enganou os americanos sobre as circunstâncias do ataque contra a embaixada dos Estados Unidos em Benghazi (Líbia). "Estou muito feliz que ela esteja de volta ao meu lado para dirigir minha equipe de segurança nacional no meu segundo mandato", afirmou o presidente.

"É apaixonada e pragmática ao mesmo tempo. Todo mundo sabe que ela defende a justiça e a dignidade humana, e que também sabe que precisamos exercer nossa força de modo deliberado e sagaz", acrescentou.

Rejeitando as críticas republicanas contra Rice, que teve de renunciar ao cargo de secretária de Estado em dezembro por causa da oposição dos senadores conservadores, Obama disse ainda que sua nova colaboradora "não tem medo e é sólida".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade