PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama ameaça Congresso e Irã por descumprimento de acordo

Segundo o presidente americano, a violação do tratado poderia implicar sérias consequências, como a reinserção das sanções econômicas contra o Irã

14 jul 2015 - 10h57
Compartilhar
Exibir comentários
Acompanhado de seu vice, Barack Obama disse que vetará "qualquer lei que se oponha" às negociações com o Irã
Acompanhado de seu vice, Barack Obama disse que vetará "qualquer lei que se oponha" às negociações com o Irã
Foto: Andrew Harnik / Efe

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exaltou o acordo alcançado nesta terça-feira (14) com o Irã e enviou um duro recado ao Congresso norte-americano e às autoridades iranianas para que cumpram os termos e não obstruam o tratado. "Graças a este acordo, o Irã não será capaz de produzir uma bomba atômica", disse Obama em um pronunciamento nacional, horas após os negociadores do Irã e do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha) anunciarem um acordo sobre o programa nuclear de Teerã.   

O mandatário destacou que haverá sérias consequências caso o Irã viole o acordo, como a reinserção das sanções econômicas, e afirmou que o tratado foi alcançado com base nas "inspeções", e não na confiança entre os países.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"O acordo com o Irã não é baseado na confiança, mas sim, nas inspeções. Estaremos na posição de verificar, pela primeira vez, todos esses compromissos. Teremos acesso a todas as instalações iranianas", afirmou o presidente.

Ao Congresso dos EUA, que tem até 60 dias para aprovar o texto do acordo e sofre com um lobby israelense, Obama disse que vetará "qualquer lei que se oponha" às negociações.

Logo após o pronunciamento de Obama, o presidente iraniano, Hassan Rohani, fez um discurso na televisão no qual afirmou que o acordo "abre novos horizontes" e encerra "uma crise não necessária". "Com este acordo, abre-se uma nova página nas relações entre o Irã e o mundo", exaltou. Os termos do acordo, concluído em Viena, na Áustria, serão anunciados nesta manhã, mas, segundo fontes locais, prevêem um compromisso entre Washington e Teerã que permitirá aos inspetores da ONU realizarem visitas a plantas militares iranianas.

O texto pode prever que as sanções econômicas contra o Irã sejam anuladas, enquanto Teerã aumente seus esforços para criar um clima de confiança e de natureza pacífica em seu programa nuclear. Também ficaria proibida a construção de uma bomba nuclear por ao menos 10 anos. 

O que você precisa saber para começar o seu dia (14/07):
Fonte: Ansa Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade