PUBLICIDADE

Oriente Médio

Número de mortos na Síria deve estar perto de 120 mil, diz grupo de direitos humanos

14 mai 2013 - 13h04
(atualizado às 13h06)
Compartilhar

Pelo menos 94 mil pessoas foram mortas durante o conflito de dois anos da Síria, mas o número provável de mortos pode estar próximo de 120 mil, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos na terça-feira.

O grupo disse que pelo menos 41 mil mortes eram de alauítas, seita do presidente Bashar al-Assad.

Rami Abdulrahman, chefe do Observatório, disse que o número de mortes de alauítas foi confirmado por oito fontes diferentes por autoridades da seita em cidades costeiras e em Homs.

O conflito da Síria começou com protestos pacíficos contra o governo de quatro décadas da família Assad, mas se transformou em guerra civil, colocando a maioria sunita contra as minorias, em particular os alauítas, um ramo do islamismo xiita.

"Acreditamos que o número real de mortos de ambos os lados é acima de 120 mil, pois ambos os lados estão sendo discretos em relação às suas baixas", disse Abdulrahman.

(Reportagem de Mariam Karouny)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade