PUBLICIDADE

Oriente Médio

Número de mortos em dia eleitoral no Iraque sobe para 24

7 mar 2010 - 06h02
(atualizado às 09h00)
Compartilhar

A capital iraquiana e a província de Diyala foram palco neste domingo de inúmeros atentados terroristas que deixaram pelo menos 24 mortos e 44 feridos. As explosões de bombas e granadas ocorreram após a abertura dos colégios eleitorais para as eleições parlamentares que se realizam neste domingo, no segundo pleito depois da derrubada em 2003 do ex-ditador Saddam Hussein.

Moradores observam os destroços de um prédio atingido por uma explosão no norte da capital Bagdá
Moradores observam os destroços de um prédio atingido por uma explosão no norte da capital Bagdá
Foto: AP

No ataque mais recente, quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas no impacto de um míssil Katyusha na via que liga o centro ao bairro de Al-Hurriya, no norte da capital, informaram fontes do Ministério do Interior.

A explosão de uma bomba perto do colégio eleitoral Al Tabri, no bairro de Al Jihad, no oeste de Bagdá, matou dois civis e deixou outros cinco feridos. Em um atentado similar contra outro colégio eleitoral do mesmo bairro, outro civil ficou ferido.

Também no oeste de Bagdá, duas pessoas morreram na explosão de uma bomba perto de uma escola no bairro Al Judra. Em outro ataque com mísseis Katyusha contra a principal via do bairro Al Kariyat, no distrito de Al Salij, no norte da capital, dez pessoas ficaram feridas.

Entre as dezenas de ataques que ocorreram até o momento, o mais sangrento ocorreu no distrito de Ur, no leste da capital, onde duas granadas atingiram dois prédios, deixando 12 mortos e oito feridos, segundo fontes do Ministério do Interior.

Outra explosão registrada em um edifício do sudoeste de Bagdá matou quatro pessoas e outras oito feridas. O edifício ficou destruído pela explosão. Outras oito pessoas ficaram feridas quando participavam da votação, em outros três ataques ocorridos perto de colégios eleitorais nos bairros de Al Mansur e Al Jihad, no oeste de Bagdá, e de Al Azamiya, no norte.

Outros projéteis caíram em diferentes pontos de Bagdá, inclusive na chamada "zona verde", área especialmente fortificada e onde se localizam várias embaixadas e sedes de ministérios. No entanto, não há informações de vítimas nessa área.

Fora de Bagdá, na província de Diyala, dois homens armados morreram ao explodir a bomba que tentavam colocar em uma estrada, na região de Jabara, situada a 115 quilômetros ao norte de Baquba, capital de Diyala.

Vários ataques em diversas cidades dos arredores de Baquba contra centros eleitorais deixaram pelo menos um ferido. Em Faluja, a 50 quilômetros do oeste da capital, dois artefatos explosivos deixaram quatro pessoas feridas, acrescentaram as fontes. Fontes do Ministério do Interior assinalaram que ao norte da cidade oriental de Baquba uma bomba explodiu nesta madrugada durante a passagem de um comboio do Exército dos Estados Unidos, mas só causou danos ao veículo.

Eleições

As eleições parlamentares no Iraque se estenderão por 12 horas em cerca de 9 mil colégios eleitorais por todo o país, nos quais foram instaladas cerca de 50 mil urnas, para um total de 18,9 milhões de eleitores registrados.

As eleições ocorrem com medidas de segurança especiais, que incluem a proibição do tráfego de veículos desde a noite de sábado até a madrugada de segunda-feira. Uma coalizão terrorista vinculada à Al Qaeda ameaçou impedir a votação. Nos últimos dias, o grupo realizou uma série de atentados em Bagdá e cidades do interior do país para intimidar os eleitores, incidentes que deixaram dezenas de mortos e feridos.

Cerca de 6 mil candidatos concorrem a 325 cadeiras no Parlamento, que se encarregará de escolher a nova coalizão governante e também o presidente e os dois vice-presidentes do país, com menos funções executivas que o governo. Entre as alianças políticas favoritas está a liderada pelo primeiro-ministro, Nouri al-Maliki.

Al-Maliki votou logo após a abertura das votações. Ele se mostrou confiante de que esses atentados não afetarão as eleições no país.

EFE en español EFE - Agencia EFE - Todos los derechos reservados. Está prohibido todo tipo de reproducción sin autorización escrita de la Agencia EFE S/A.
Compartilhar
Publicidade