PUBLICIDADE

Oriente Médio

Novos ataques de Israel matam pelo menos 22 pessoas em Gaza

Passa de 120 o número de vítimas fatais

12 jul 2014 - 09h50
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Soldados israelenses usam uma unidade de artilharia móvel para atacar o Hamas na fronteira de Israel com Gaza, em 12 de julho</p>
Soldados israelenses usam uma unidade de artilharia móvel para atacar o Hamas na fronteira de Israel com Gaza, em 12 de julho
Foto: Lefteris Pitarakis / AP

Pelo menos 22 palestinos morreram neste sábado nos bombardeios israelenses. Até o momento, a operação "Protective Edge" ("Barreira Protetora") deixou mais de 120 mortos e 900 feridos, a maioria civis.

O exército israelense anunciou que afetou significativamente as capacidades do Hamas, o movimento islamita palestino que controla a Faixa de Gaza, um território com 1,2 milhão de habitantes e com índice de pobreza de 39% da população, segundo o FMI.

A aviação atingiu 158 objetivos vinculados ao Hamas em 24 horas na Faixa de Gaza, incluindo 68 lança-foguetes, 21 bases paramilitares e esconderijos de armas, um deles dissimulado dentro de uma mesquita, segundo um comunicado militar.

O Hamas lançou desde a meia-noite nove foguetes contra Israel e dois foram interceptados pelo sistema de defesa antiaéreo 'Iron Dome'. Desde o início das hostilidades, 530 foguetes atingiram Israel e 138 foram destruídos em pleno voo, o deixou mais de 10 feridos, mas não provocou vítimas fatais.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse na última sexta-feira, 11, que Israel não cederá às pressões da comunidade internacional e interromper os ataques à Faixa de Gaza.

No dia anterior, Washington, havia declarado, por meio de um comunicado do Pentágono, que os israelenses têm o direito de se defender dos atentados protagonizados pelo Hamas. O presidente Barack Obama ligou para o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para oferecer a mediação, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu um cessar-fogo.

Os ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe se reunirão na segunda-feira no Cairo para abordar a crise.

O emissário do Quarteto para o Oriente Médio (ONU, UE, EUA e Rússia), Tony Blair, chegou neste sábado à capital egípcia para participar nas negociações.

Com a crise em Gaza, 34 associações humanitárias internacionais apelaram por um cessar-fogo e pelo respeito aos direitos humanos no território palestino.

A Anistia Internacional pediu à ONU uma investigação internacional independente sobre as violações do direito internacional dos dois lados.

Foto: Arte Terra

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade