PUBLICIDADE

Oriente Médio

Novo relatório da AIEA aumenta preocupação com o Irã, diz UE

23 mai 2013 - 09h52
(atualizado às 10h17)
Compartilhar

A expansão de atividades nucleares sensíveis no Irã viola resoluções da ONU e agrava as dúvidas sobre o caráter pacífico do programa atômico iraniano, disse a União Europeia nesta quinta-feira.

Um relatório de quarta-feira da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) mostrou, no entender da UE, que o Irã está ampliando suas atividades nucleares, contrariando resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da direção da própria AIEA.

O texto "agrava ainda mais as preocupações existentes sobre a natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear iraniano", disse um porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, que representa seis potências mundiais em negociações com a República Islâmica.

Críticos dizem que o Irã está tentando desenvolver a capacidade de produzir armas atômicas, algo que Teerã nega. O novo relatório diz que o Irã continua construindo um reator de pesquisas que, segundo especialistas ocidentais, poderá no futuro produzir plutônio para armas nucleares, caso o Irã se decida por isso.

(Reportagem de Adrian Croft)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade