PUBLICIDADE

Oriente Médio

Novo presidente de Moçambique toma posse e oposição boicota cerimônia

15 jan 2015 - 19h11
Compartilhar

Filipe Nyusi tomou posse como novo presidente de Moçambique nesta quinta-feira após uma contestada vitória eleitoral em outubro do ano passado e prometeu modernizar a economia e manter a paz no país do leste africano.

Filipe Nyusi, candidato da Frelimo à Presidência, vota nas eleições gerais numa escola secundária em Maputo, Moçambique, em outubro do ano passado. 15/10/2014
Filipe Nyusi, candidato da Frelimo à Presidência, vota nas eleições gerais numa escola secundária em Maputo, Moçambique, em outubro do ano passado. 15/10/2014
Foto: Grant Lee Neuenburg / Reuters

O líder de oposição, Afonso Dhlakama, cujo partido Renamo classificou as eleições do ano passado como fraudulentas, boicotou a cerimônia. Mais cedo neste mês, o ex-chefe rebelde na guerra civil ameaçou dividir o país em dois por causa do desentendimento em relação à eleição.

O Renamo lutou uma guerra de 16 anos contra o movimento Frelimo, de Nyusi, antes de assinar um acordo de paz em 1992, e a antiga colônia portuguesa busca agora deixar para traz os anos de pobreza por meio da exploração de seus enormes recursos energéticos.

“Os moçambicanos nunca vão temer a ameaça das armas”, disse Nyusi nesta quinta-feira em referência à tensão entre os grupos Frelimo e Renamo. “Eu assumo a Presidência com a disposição e a disponibilidade de ouvir a todos os partidos e ao povo.”

Moçambique possui grandes reservas de carvão, assim como reservas energéticas em seu litoral, mas o país está entre os menos desenvolvidos do mundo, com a maioria dos seus mais de 25 milhões de habitantes vivendo na pobreza.

(Reportagem de Manuel Mucari)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade