PUBLICIDADE

Oriente Médio

Novo governo do Kuwait faz juramento após eleições

4 ago 2013 - 10h34
(atualizado às 10h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O novo governo do Kuwait, liderado pelo primeiro-ministro Jaber Mubarak Al-Sabah, reeleito, fez juramento neste domingo perante o emir, xeque Sabah al-Ahmad Al-Sabah, informou a agência de notícias oficial Kuna. O novo gabinete conta com 15 ministérios, nos quais foram mantidos 10 ministros.

Em discurso diante dos membros do governo, o emir destacou o "peso dos deveres e responsabilidades" que assumem. Al-Sabah pediu aos ministros que deem atenção especial às necessidades do povo e que trabalhem para aliviar qualquer obstáculo que os impeça de cumprir seu trabalho.

A tarefa do Executivo "requer de um reconhecimento das divergências passadas para conseguir os objetivos", apontou o emir. A formação do novo executivo se produz após a realização de eleições legislativas antecipadas em 27 de julho, que foram boicotadas pela oposição.

O novo Conselho da Nação (Parlamento) é integrado por 21 deputados novéis do total de 50. Além disso, os liberais conquistaram três assentos, quando antes não contavam com nenhum, e sete candidatos islamitas sunitas obtiveram uma praça, enquanto no anterior só cinco o alcançaram.

Os xiitas - 30% da população do Kuwait - obtiveram apenas oito cadeiras, em comparação com os 17 que chegaram ao Parlamento eleito em dezembro passado. Essa foram as sétimas eleições legislativas realizadas em sete anos no Kuwait e as segundas em menos de um ano. Desde 2006, nenhum Parlamento completou seu mandato.

As desavenças no Conselho da Nação e as crises governamentais são uma constante neste rico emirado petroleiro do Golfo, que, além disso, foi palco no último ano de protestos antigoverno.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade