PUBLICIDADE

Oriente Médio

Novo ataque aéreo israelense mata uma pessoa em Gaza

Nesta terça-feira, pelo menos 9 pessoas morreram e 45 ficaram feridas durante confrontos na Faixa de Gaza

20 ago 2014 - 07h40
Compartilhar
Exibir comentários
O líder do grupo islâmico Hamas perdeu a mulher e um filho durante os bombardeios desta terça-feira
O líder do grupo islâmico Hamas perdeu a mulher e um filho durante os bombardeios desta terça-feira
Foto: Twitter

Um palestino morreu na manhã desta quarta-feira em um novo ataque da aviação israelense em Gaza, o que eleva a pelo menos 10 o número de palestinos falecidos desde o fim da trégua no território, anunciaram fontes médicas.

As hostilidades foram retomadas na terça-feira à noite com o lançamento de foguetes palestinos contra o Estado hebreu e ataques israelenses em represália, em um rompimento da precária trégua que estava em vigor.

A ofensiva iniciada em 8 de julho deixou mais de 2 mil mortos entre os palestinos e 67 do lado israelense, incluindo 64 soldados.

Mortes de família de líder do Hamas

Israel justificou nesta quarta-feira o bombardeio aéreo sobre Gaza que matou a esposa e o filho do líder do braço armado do Hamas, Mohamed Deif, ao alegar que foi uma tentativa de "liquidar" o dirigente.

"Mohamed Deif merece a morte como (o ex-líder da Al-Qaeda, Osama) Bin Laden. É um alvo legítimo e quando se apresenta uma oportunidade é preciso explorá-la para liquidá-lo", declarou o ministro do Interior, Gideon Saar, à rádio militar.

O ministro afirmou que não sabe se o comandante das Brigadas Ezedin al-Qasam, o braço armado do movimento islamita que controla a Faixa de Gaza, morreu durante o bombardeio contra a cidade de Gaza.

Em seu canal de televisão, Al-Aqsa, o Hamas convocou os moradores de Gaza a comparecer nesta quarta-feira ao funeral da esposa e do filho de Deif, mortos no ataque de terça-feira que também deixou 45 feridos.

Apresentado por Israel como o "engenheiro" das Brigadas al-Qasam e o "cérebro" de atentados suicidas, Mohammed Deif já escapou de cinco tentativas de assassinato do exército hebreu. Ele assumiu o comando das Brigadas al-Qasam após a morte de Salah Shehadeh em um ataque aéreo em 2002.

O governo do Egito pediu nesta quarta-feira a israelenses e palestinos que retomem as negociações no Cairo.

"O Egito prossegue com os contatos com as duas partes, palestina e israelense, para pedir que respeitem outra vez um cessar-fogo e continuem com as negociações de forma positiva, para alcançar um acordo que garanta um cessar-fogo permanente", afirma um comunicado do ministério das Relações Exteriores.

De acordo com os serviços de emergência, nove palestinos, incluindo uma mulher grávida de nove meses, morreram desde a trégua entre Israel e Hamas foi rompida na terça-feira.

Israel X Hamas: compare o poder bélico  Israel X Hamas: compare o poder bélico

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade