PUBLICIDADE

Oriente Médio

Nova onda de ataques com carros-bomba deixa 12 mortos no Iraque

15 abr 2013 - 15h34
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 12 pessoas morreram e outros 74 ficaram feridas nas últimas horas por conta da explosão de três carros-bomba em uma nova cadeira de atentados em cidades do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte policial iraquiana.

O pior atentado aconteceu na zona de Al Habib, no leste de Bagdá, onde um carro-bomba estacionado em uma estrada explodiu ao lado de um local de venda de veículos e deixou 11 mortos e 55 feridos.

Outro carro-bomba, que explodiu na província oriental de Diyala, matou uma pessoa e deixou oito feridos, além de provocar grandes danos materiais nos edifícios próximos.

Esta nova onda de explosões, segundo informaram à Agência Efe fontes policiais, deixou até agora 51 mortos, depois que o número de falecidos pelos seis carros-bomba que explodiram nesta manhã em Bagdá tenha crescido até 27, segundo o último balanço oficial.

Além dos 38 mortos na capital, outras 13 pessoas morreram em várias províncias, especialmente em Salah ad-Din (norte), onde foram registradas cinco mortes e 50 feridos.

Atualmente, o Iraque vive uma deterioração da segurança com vários atentados, dirigidos sobre tudo contra alvos xiitas e das forças de segurança.

Além disso, enfrenta uma crise política originada pelos protestos em várias províncias majoritariamente sunitas, onde os manifestantes mantêm uma quebra de braço contra o Governo do primeiro-ministro, o xiita Nouri al-Maliki.

Para o próximo sábado, está prevista a realização de eleições aos Conselhos Provinciais em todo o país, menos na região autônoma do Curdistão iraquiano e nas províncias de Al-Anbar e Ninawa, onde foram adiadas por motivos de segurança.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade