PUBLICIDADE

Oriente Médio

No "velho oeste" americano, armas são estilo de vida

2 nov 2012 - 10h15
Compartilhar
Carla Ruas
Direto de Cheyenne

O investidor JJ Walden, 48 anos, entra na loja de armas Frontier, na capital Cheyenne, em busca de munição para seu revolver 9mm. Requisitado, ele levanta a camisa e mostra a arma, que carrega por onde anda, enquanto conta que tem outras 14 em casa. Andar armado faz parte do seu estilo de vida e de grande parte da população em Wyoming, Estado republicano que vai contra o esforço dos democratas por maior controle de armas no país.

Ryan Allen possui uma loja de armas; ele diz que checa os antecedentes criminais dos compradores
Ryan Allen possui uma loja de armas; ele diz que checa os antecedentes criminais dos compradores
Foto: Carla Ruas / Especial para Terra

Mais sobre Wyoming

Impostos baixos colaboram com rejeição de Obama em Wyoming

Maior produtor de carvão, Wyoming se alinha com republicanos

Para republicana, "aborto não é questão de direitos da mulher"

Cortes propostos por Romney preocupam indígenas de Wyoming

JJ conta que aos 10 anos de idade já saía pela fazenda da família para caçar lebres portando uma pistola calibre 22. Segundo ele, esta é a história de muitos meninos em Wyoming, Estado que lidera o ranking entre os mais armados dos Estados Unidos, de acordo com o Sistema de Vigilância de Risco Comportamental (BRFSS). "Armas fazem parte das nossas vidas e muito cedo a gente aprende como respeitar e qual o seu propósito", diz.

Numa região que se orgulha de ter feito parte do velho oeste, ele parece um cowboy moderno que trocou o cavalo por uma caminhonete quatro portas. A comparação não ofende, já que o período marcou tanto Wyoming que os moradores celebram o gênero anualmente com o festival "Dias de Fronteira" desde 1897. Entre os eventos, que atraem milhares de visitantes, está o maior rodeio a céu aberto dos Estados Unidos.

O dono da loja Frontier - cujo nome reforça este orgulho - lembra, no entanto, que a imagem do cowboy moderno contribui para o argumento contra o uso de armas no Estado. "Portadores de armas de fogo são vistos como irresponsáveis e pouco educados", diz Ryan Allen, 38 anos. O que ele garante não ser verdade, ao apontar que tem curso superior em Justiça Criminal e que sua sócia e esposa, Lacy Allen, 31 anos, fez parte do time olímpico de tiro com espingardas.

O estereótipo do cowboy é usado pelos Estados democratas nas costas leste e oeste para pressionar por leis mais restritas para o uso de armas no país. Na Califórnia, armas semiautomáticas (como os rifles) são proibidas, e para comprar uma pistola é necessário passar um teste escrito. E, mesmo que o proprietário seja aprovado, ele dificilmente conseguirá permissão para carregá-la pelas ruas.

Em Wyoming, Estado republicano, a legislação tem ido na contramão desta tendência. O governo acaba de implementar uma lei, assinada em Julho de 2011, que permite aos cidadãos carregarem armas em público sem a necessidade de qualquer licença. Ao comprar armas de fogo ¿ que podem ser de qualquer porte - não é necessário pedir autorização ou fazer registro.

Isso significa que é muito fácil comprar uma arma na loja Frontier. Mas Ryan garante que verifica os antecedentes criminais de cada cliente - parte de uma lei federal - para evitar vender armas para loucos. "As armas não são do mal. É um objeto inanimado. São as pessoas atrás delas que fazem deste objeto uma coisa do bem ou mal", explica.

No seu estoque estão pistolas, espingardas, fuzis e revólveres com preços entre US$ 300 e US$ 3 mil. Os clientes compram de tudo - desde armas na cor rosa para presentear mulheres até escopetas para competições no estilo 'velho oeste'. "Na época de caça, 60% das compras são rifles e às vezes uma arma menor para atirar num gato grande que chegue perto. Os outros 40% são armas para defesa pessoal" diz.

Republicanos defendem direito à proteção

Estados democratas têm aprovado leis cada vez mais restritas para compra de armas de fogo. Barack Obama fala pouco sobre o assunto, mas é visto como uma ameaça pela maioria dos seus defensores. Mitt Romney, por outro lado, é membro da Associação Nacional de Rifles (NRA) e vem recebendo generosas doações deste grupo para a sua campanha presidencial.

Segundo Anthony Bouchard, presidente da Associação de Portadores de Armas de Wyoming, o presidente Barack Obama tem uma plataforma clara contra as armas. "O presidente já participou de organizações contra armas e votou contra o direito de possuir armas de fogo quando era senador de Chicago", diz. Bouchard, que é republicano, concorreu neste ano para o Senado em Wyoming para manter os direitos conquistados no Estado.

O problema da posição democrata, segundo ele, é colocar em risco a proteção pessoal dos cidadãos. "Chicago, por exemplo, tem uma das legislações mais restritivas, e ao mesmo tempo é um Estado com um dos níveis mais altos de criminalidade no país", raciocina. Ele acredita que, onde os criminosos temem cidadãos armados, a cidade está mais segura.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade