PUBLICIDADE

Oriente Médio

Nevasca suspende voos e fecha estreito de Bósforo em Istambul

18 fev 2015 - 16h23
Compartilhar

Uma tempestade de neve em Istambul suspendeu voos, interrompeu o tráfego e forçou o fechamento do canal de navegação Estreito de Bósforo nesta quarta-feira, disseram autoridades turcas.

Pessoas caminham diante de mesquita em Istambul. 18/02/2015.
Pessoas caminham diante de mesquita em Istambul. 18/02/2015.
Foto: Murad Sezer / Reuters

A companhia Turkish Airlines, a quarta maior empresa aérea da Europa, afirmou que foi forçada a cancelar mais de 300 voos programados para quarta-feira e quinta-feira.

O voo direto da empresa para São Paulo, com chegada prevista para a tarde desta quarta-feira, foi cancelado, assim como o voo de São Paulo pra Istambul na madrugada de quinta-feira, segundo o site da companhia. A rota para Buenos Aires, também operada pela Turkish Airlines, foi cancelada nesta quarta-feira.

O aeroporto de Ataturk, o principal de Istambul e o quarto mais movimentado da Europa, fechou brevemente de manhã por causa do clima adverso, mas reabriu no início da tarde.

Alguns turcos na cidade de 15 milhões de habitantes tiveram que caminhar para o trabalho depois que 60 centímetros de neve caíram em dois dias em partes de Istambul.

A tempestade também reteve membros da equipe de futebol do Besiktas por horas. O time turco deve enfrentar o Liverpool na Inglaterra na quinta-feira.

O clube afirmou na sua página na Internet que os jogadores finalmente partiram do Aeroporto Sabiha Gokcen, no lado asiático da cidade, em vez da decolagem planejada nesta manhã do aeroporto Ataturk, que fica no lado europeu.

A companhia aérea de baixo custo Pegasus também cancelou alguns voos no Aeroporto Sabiha Gokcen.

O Bósforo, que divide Istambul em distritos asiáticos e europeus, foi fechado nos dois sentidos às 8h10 (horário local).

Pelo menos 13 navios aguardavam para entrar no estreito em ambas as extremidades e devem ter permissão para seguir viagem na quinta-feira, disse o agente de transporte GAC. O Estreito de Dardanelos, no extremo oposto do Mar de Marmara, permanecia aberto, acrescentou.

As autoridades marítimas fecham regularmente o Bósforo, a única via navegável para as commodities russas, devido à visibilidade reduzida nos meses de inverno, o que eleva os custos de carga.

Cerca de 10 mil navios transportam 150 milhões de toneladas de produtos petrolíferos pelo sinuoso estreito anualmente.

Estradas congeladas provocaram mais de 800 acidentes de trânsito desde a noite de terça-feira, segundo o gabinete do prefeito.

(Reportagem de Ayla Jean Yackley e Ece Toksabay)

Compartilhar
Publicidade