PUBLICIDADE

Oriente Médio

Netanyahu pretende apresentar novo Executivo de Israel na próxima semana

7 mai 2015 - 06h44
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, espera apresentar os nomes que vão compor o Executivo em seu quarto mandato como chefe de governo na próxima semana, depois de ter fechado o último acordo de coalizão na noite desta quarta-feira.

Após notificar o chefe do Estado israelense, Reuven Rivlin, que tinha conseguido formar um novo governo, Netanyahu disse que tem a "intenção de apresentá-lo ao Knesset (parlamento) para sua aprovação o mais rápido possível na próxima semana", segundo um comunicado da presidência.

Netanyahu conseguiu fechar um acordo com o partido ultranacionalista religioso Lar Judaico, liderado por Naftali Bennett, que lhe garantiu a maioria parlamentar mínima, suficiente para poder governar, a menos de duas horas do fim do prazo preceptivo.

O próximo Executivo será o de número 34 nos 67 anos de existência de Israel, o quarto liderado por Netanyahu e o terceiro de forma consecutiva. A coalizão será integrada por 61 deputados dos 120 que fazem parte do Knesset, o que, com toda probabilidade, dificultará uma agenda política ambiciosa.

Os partidos que vão compor a coalizão são o conservador e governante Likud de Netanyahu, com 30 cadeiras; o partido de centro-direita Kulanu, com dez; os ultraortodoxos do Shas (sefardita), com sete; o Judaísmo Unido da Torá (ashkenazi), com seis; e o nacionalista religioso e pró-colonizador Lar Judaico, com oito.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade