PUBLICIDADE

Oriente Médio

Netanyahu pedirá a Obama que ameace Irã com ataque militar

29 fev 2012 - 06h32
(atualizado às 08h21)
Compartilhar

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pedirá ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no encontro que manterão na próxima segunda-feira em Washington, que ameace publicamente o Irã com um ataque militar se o país persa não frear seu programa nuclear, informa hoje o diário Ha'aretz.

Mapa mostra os principais centros nucleares iranianos

Netanyahu endurecerá o tom sobre o tema, que gerou notável "desconfiança" entre os dois aliados por suas diferenças sobre o papel das sanções e o tempo de espera requerido antes de bombardear o Irã, assinala o rotativo. Seu objetivo é arrancar de Obama uma declaração pública mais belicosa que a repetida fórmula "todas as opções estão sobre a mesa".

Netanyahu quer que Obama assegure de forma inequívoca que os Estados Unidos estão preparando uma operação militar para o caso de o Irã cruzar determinadas "linhas vermelhas", aponta o diário com base em um alto funcionário israelense que não foi identificado. Os preparativos para o encontro com Netanyahu, um dia depois do que manterá com o presidente israelense, Shimon Peres, estão sendo intensivos.

Ontem, a Casa Branca propôs ao escritório do primeiro-ministro israelense que os líderes emitam um comunicado conjunto após seu encontro para passar uma imagem de unidade. A desconfiança mútua reinante se origina na percepção de que cada administração está interferindo nos assuntos internos do outro país.

Israel suspeita que Obama está tentando colocar a população israelense contra um ataque ao Irã, enquanto na Casa Branca acredita-se que Netanyahu está usando republicanos e o Congresso, onde são maioria, para pressionar Obama a dar sinal verde ao ataque.

Netanyahu quer que os Estados Unidos pressionem ainda mais o Irã, ameaçando-o militarmente
Netanyahu quer que os Estados Unidos pressionem ainda mais o Irã, ameaçando-o militarmente
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade