PUBLICIDADE

Oriente Médio

Netanyahu pede aos europeus que sejam firmes com o Irã

20 jun 2013 - 10h19
(atualizado às 10h44)
Compartilhar

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu nesta quinta-feira aos europeus que sejam tão firmes como Israel e Estados Unidos com o programa nuclear iraniano, em um encontro com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, em Jerusalém.

"É importante que a Europa se una aos Estados Unidos, a Israel e aos elementos responsáveis da comunidade internacional e exija o fim do programa nuclear iraniano", pediu Netanyahu, segundo a rádio militar.

Desde o anúncio da vitória inesperada de Hassan Rohani, um clérigo moderado, nas eleições presidenciais iranianas, Netanyahu e os falcões de seu governo insistem que a votação não muda nada e que é preciso manter a pressão sobre Teerã e não aliviar as sanções internacionais.

O presidente Rohani optou por um tom conciliador com o Ocidente em suas primeiras declarações, mas até o momento segue o caminho marcado por Mahmud Ahmadinejad em questões chaves como o programa nuclear.

Israel, considerada a única potência nuclear da região, e países ocidentais acusam o Irã de tentar produzir armamento atômico sob a fachada de um programa nuclear civil, o que Teerã nega.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade