PUBLICIDADE

Oriente Médio

Netanyahu fala em diálogo de paz entre Israel e Síria

20 mai 2009 - 12h29
(atualizado às 12h45)
Compartilhar

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse nesta quarta-feira após conversas com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que Israel está pronto para iniciar imediatamente diálogos de paz com a Síria sem condições prévias.

Netanyahu, que assumiu o cargo há sete semanas, pareceu aberto à ideia de recomeçar os diálogos com Damasco.

Ele repetidamente declarava-se contra a retirada de israelenses das Colinas do Golã, território de Israel adquirido na guerra de 1967, que a Síria quer de volta como parte de qualquer acordo de paz.

"Houve um consenso de que nós precisamos imediatamente iniciar diálogos de paz", disse Netanyahu disse a jornalistas no aeroporto Ben-Gurion próximo de Tel Aviv após conversas em Washington na segunda-feira com Obama.

"Eu disse que estou pronto para iniciar imediatamente diálogos de paz com os palestinos, a propósito, também com os sírios, é claro, sem condições prévias", disse Netanyahu. "Mas eu deixei isto claro, que qualquer acordo de paz precisa encontrar uma solução para as necessidades de segurança de Israel."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade