PUBLICIDADE

Oriente Médio

Netanyahu forma governo 90 minutos antes do fim do prazo

Finalmente o primeiro-ministro israelense, encurralado, teve que ceder às demandas do Lar Judaico

6 mai 2015 - 17h53
(atualizado às 21h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu agradece apoio na sede do partido, em Tel Aviv.   15/03/2015
Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu agradece apoio na sede do partido, em Tel Aviv. 15/03/2015
Foto: Nir Elias / Reuters

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o líder do partido nacionalista Lar Judaico, Naftali Bennett, selaram nesta quarta-feira um acordo de coalizão uma hora e meia antes do término do prazo para a formação da nova composição do governo do país, informou a imprensa local.

"Terminou a negociação, terminaram as campanhas (eleitorais)", escreveu Bennett em sua página no Facebook esta noite.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O acordo de coalizão estabelece que a pasta de Justiça, uma das mais cobiçadas, ficará com o Lar Judaico, apesar das reservas do primeiro-ministro ao longo de toda a negociação.

O acordo foi fechado após intensas negociações e dois dias depois de o ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, presidente do partido nacionalista Yisrael Beiteinu, anunciar que não entraria no novo executivo de Netanyahu, tirando oito cadeiras da maioria parlamentar.

Bennett não hesitou em aproveitar a oportunidade e elevou o preço político por seu apoio, acima do que o Likud, partido governante, estava inicialmente disposto a pagar.

Finalmente o primeiro-ministro israelense, encurralado, teve que ceder às demandas do Lar Judaico, que apesar de ter perdido cadeiras na eleição, comandará três ministérios: Educação, Justiça e Agricultura.

Os dois políticos devem fazer um anúncio esta noite e assinar o acordo antes de terminar, formalmente à meia-noite, o prazo para a formação do governo, um mês e meio depois das eleições de 17 de março.

Israel pode ser denunciado por crimes de guerra:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade