PUBLICIDADE

Oriente Médio

Negociadores de Israel e Palestina se reúnem secretamente em Jerusalém

20 ago 2013 - 14h10
(atualizado às 14h11)
Compartilhar

As equipes de negociação de Israel e Palestina se reuniram nesta terça-feira de forma secreta em Jerusalém, seis dias após empreenderem nesta cidade o diálogo de paz, informou o negociador palestino Mohammed Shtaye à rádio pública israelense.

Shtaye detalhou que sua equipe, liderada por Saeb Erekat, manteve uma reunião em Jerusalém com a chefe negociadora israelense, Tzipi Livni e o braço direito do primeiro-ministro israelense, Itzhak Moljo.

Shtaye não deu mais detalhes sobre as conversas, cuja segunda rodada era esperada para esta semana nas cidades de Jericó ou Ramala.

Israelenses e palestinos se reuniram em um hotel de Jerusalém na quarta-feira passada, no primeiro encontro tête-à-tête nessa cidade em três anos, durante o atual processo de negociação promovido por Washington.

A ministra da Justiça israelense assegurou hoje que a presença do partido de extrema direita Habait Hayeudi (Lar Judeu) no governo põe em perigo os esforços para um acordo de paz com os palestinos.

Em uma entrevista à rádio pública israelense, Tzipi se mostrou partidária de substituir essa formação política pelo Partido Trabalhista, atualmente na oposição, a fim de promover as negociações com os palestinos.

"O 'Lar Judeu' (Habait Hayeudi) se opõe à solução de dois Estados, e isso é muito problemático no contexto das negociações", disse.

Em sua opinião, para se alavancar o processo de paz devem ser adotadas decisões cruciais.

As conversas entre israelenses e palestinos estão se caracterizando nessa ocasião por uma grande discrição e tanto o conteúdo quanto a agenda dos contatos não é divulgado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade