PUBLICIDADE

Oriente Médio

Navio iraniano segue para o Mar Vermelho apesar de temores por confronto no Iêmen

20 mai 2015 - 08h59
Compartilhar
Exibir comentários

Um navio de carga iraniano a caminho do Iêmen deve para cruzar o Mar Vermelho na quinta-feira, relatou a agência de notícias estatal Irna, em meio a temores de um confronto com forças lideradas pela Arábia Saudita que impõem restrições aos portos iemenitas.

A aproximação do navio ameaça aumentar um confronto regional no Iêmen, onde a Arábia Saudita e seus aliados muçulmanos sunitas realizam ataques há quase dois meses contra aos militantes rebeldes houthis, que dizem ser armados pelo Irã. Teerã nega as acusações.

"Se o tempo e as condições técnicas do navio persistirem... iremos entrar no estreito Bab al-Mandeb amanhã de manhã", disse o capitão do navio iraniano, Massoud Ghazi Mirsaid, nesta quarta-feira, segundo a agência, referindo0se ao estreito que liga o Golfo de Áden ao Mar Vermelho.

Ao cruzar o estreito, o navio iraniano vai passar por Djibuti, onde a ONU está coordenando a ajuda ao Iêmen. Autoridades norte-americanas pediram ao Irã para desviar o navio para Djibuti para permitir a inspeção da carga.

O Irã informou que o navio está carregando 2.500 toneladas de comida e suprimentos médicos para o porto de Hodaida, no Iêmen, para ajudar vítimas do conflito.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade