PUBLICIDADE

Oriente Médio

Nações do grupo ‘Amigos da Síria' se reunirão na próxima semana

14 mai 2013 - 13h04
(atualizado às 13h06)
Compartilhar

As nações do grupo "Amigos da Síria", que apoiam os oponentes do presidente sírio, Bashar al-Assad, vão se reunir na semana que vem na Jordânia para discutir conversações de paz patrocinadas pelos Estados Unidos e Rússia, informaram autoridades jordanianas nesta terça-feira.

"O foco do encontro será a conferência de paz", disse uma das autoridades, acrescentando que a reunião será realizada em meados da semana que vem, sem especificar a data.

Uma autoridade europeia que tomará parte do encontro e que pediu para não ser identificada disse que os EUA estão tentando explorar todas as opções pacíficas antes de agir com mais firmeza.

"O encontro vai discutir a pressão sobre Assad por outros meios. Os americanos preferem levar Assad à mesa para encerrar isto pacificamente, mas eles estão deixando claro que não estão descartando a opção militar, seja ela direta ou indireta", afirmou a fonte.

"Realizar a conferência a 160 quilômetros de Damasco é um claro sinal de que a comunidade internacional está mantendo a pressão sobre Assad", disse o alto funcionário.

Na terça-feira, o secretário norte-americano de Estado, John Kerry, afirmou esperar que a conferência de paz para a Síria seja realizada no início de junho.

(Reportagem de Khaled Yacoub Oweis)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade