PUBLICIDADE

Oriente Médio

Mubarak preocupado com "novos perigos" no Golfo

5 set 2010 - 19h02
(atualizado às 19h31)
Compartilhar

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, se mostrou preocupado neste domingo à noite com os "novos perigos" na região do Golfo Pérsico, em uma aparente alusão ao Irã e as suas ambições nucleares.

Mubarak se manifestou durante um discurso em ocasião da "Noite do Destino", uma das noites do final do mês de jejum sagrado do Ramadã.

"Nossa celebração ocorre no momento em que nosso mundo árabe e muçulmano atravessa tempos difíceis (...), entre o que ocorre no Afeganistão, no Paquistão, no Iraque, no Líbano, no Sudão, na Somália e os novos perigos que surgem na região do Golfo e ameaçam a estabilidade", afirmou Mubarak, referindo-se aparentemente ao Irã.

Israel e os países ocidentais suspeitam que Teerã use como pretexto um programa civil na tentativa de fabricar a arma atômica. Países árabes, como a Arábia Saudita, também já manifestaram sua preocupação com o apoio do Irã ao Hezbollah libanês e ao movimento islamita palestino Hamas.

O Egito, bastante envolvido nas negociações de paz entre palestinos e israelenses, adiou esta semana uma visita do chefe da diplomacia iraniana, Manucher Mottaki, em reação aos comentários iranianos sobre as negociações.

As relações entre Irã e Egito estão comprometidas desde que Teerã rompeu relações diplomáticas com o Cairo em 1980, após a Revolução Islâmica, para protestar contra o reconhecimento de Israel por parte do Egito um ano antes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade