PUBLICIDADE

Oriente Médio

Moscou insiste em negociações entre governo e oposição na Síria

3 mai 2013 - 16h40
(atualizado às 17h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro russo de Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou nesta sexta-feira, na Eslovênia, que a Rússia está aberta a falar com a oposição síria, mas que a via para solucionar o conflito no país árabe é a de negociações diretas entre a oposição e o Governo de Bashar al-Assad.

"Estamos abertos a conversas com todos os grupos", declarou Lavrov em entrevista coletiva na cidade Brdo pri Kranj, segundo recolheu a Rádio Eslovênia.

O chefe da diplomacia russa reagiu assim às informações sobre recentes declarações de Salim Idris, comandante do Exército Livre Sírio (ELS), que está disposto a se reunir com representantes russos, embora tenha precisado que não tinha conhecimento direto dessa declaração.

"No entanto, não deveríamos buscar o modo de pôr fim à violência (na Síria) nem em Moscou nem em outros países, mas em conversas diretas entre o Governo e a oposição sírias, segundo preveem os acordos de Genebra", disse Lavrov.

Segundo a agência de notícias eslovena STA, Lavrov ressaltou que fornecer armas às forças opositoras seria uma forma de "acrescentar mais lenha ao fogo" do conflito e levaria a um aumento das vítimas mortais.

Na sua opinião, desde o exterior se deve pressionar todas as partes por igual para que cheguem a um acordo pacífico.

Perguntado sobre a recusa de seu país no Conselho de Segurança da ONU de que uma delegação da Nações Unidas visite os campos de refugiados sírios, Lavrov contestou que se trata de uma questão da que não é de competência do Conselho de Segurança, mas sim do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

Se houvesse alguma tentativa de aproveitar a situação com os refugiados para justificar o fechamento do espaço aéreo sobre a Síria, tanto Rússia como China considerariam que se trata de um preparativo para uma intervenção estrangeira, advertiu o ministro russo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade