PUBLICIDADE

Oriente Médio

Morre o general Israel Tal, criador do tanque Merkava

8 set 2010 - 14h03
(atualizado às 14h28)
Compartilhar

O general da reserva Israel Tal, que projetou o tanque israelense Merkava, morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, anunciou a rádio pública de Israel.

Teórico da guerra relâmpago e da mobilidade extrema das forças israelenses, o general Tal, conhecido como Talik, fez fama em seu país ao afirmar que "são os tripulantes dos blindados" que ganham as guerras.

Em 1970, o governo o encarregou da supervisão e desenvolvimento de um tanque de concepção totalmente israelense, o Merkava. Tal foi comandante da região militar Sul e subchefe do Estado Maior.

Os Merkava III e IV, últimos modelos deste tanque de silhueta baixa e afilada, possuem um motor diesel de 1,5 mil cavalos situado na parte dianteira, o que dá maior proteção e espaço aos quatro tripulantes.

Utilizado pela primeira vez em uma guerra durante a invasão do Líbano em 1982, o Merkava é considerado um dos melhores tanques do mundo.

O blindado de 65 toneladas pode alcançar velocidade de até 64 km/h com autonomia de 500 km. Seu principal armamento é um canhão de 120 mm de calibre com alcance de 7 km, ladeado por três metralhadoras e um lança-morteiros de 60 mm.

Durante a guerra de 2006, a blindagem dos Merkava mostrou-se vulnerável contra os mísseis antitanque utilizados pelo Hezbollah libanês, motivo pelo qual foi posteriormente reforçado e melhorado.

Segundo o Centro de Estudos Estratégicos Jaffee da Univesidade de Tel Aviv, Israel conta atualmente com 4 mil blindados, dos quales 1.280 são tanques Merkava.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade