PUBLICIDADE

Oriente Médio

Morre, aos 59 anos, militante da paz israelense Ron Pundak

Presidente de Israel chamou Pundak, em um comunicado, de "guerreiro pela paz até o último suspiro"

11 abr 2014 - 13h06
(atualizado às 13h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Dr. Ron Pundak foi Diretor Geral do Centro Peres para a Paz de 2001 a 2012. Foto tirada em Tel Aviv, Israel, em 27 de outubro de 2008</p>
Dr. Ron Pundak foi Diretor Geral do Centro Peres para a Paz de 2001 a 2012. Foto tirada em Tel Aviv, Israel, em 27 de outubro de 2008
Foto: AP

O ativista da paz israelense Ron Pundak, um dos arquitetos dos Acordos de Oslo de 1993 entre Israel e os palestinos, morreu de câncer nesta sexta-feira aos 59 anos, de acordo com fontes oficiais e meios de comunicação.

No início dos anos 1990, com a aprovação do ministro das Relações Exteriores Shimon Peres, Ron Pundak, um historiador de formação, e a universitária Yair Hirschfeld estabeleceram um canal secreto de comunicação com a Organização de Libertação da Palestina (OLP) na Noruega, no momento em que tais contatos eram ilegais para os israelenses.

Peres, hoje presidente de Israel, chamou Pundak em um comunicado de "guerreiro pela paz até o último suspiro".

"Ele dedicou toda a sua vida à luta pela paz entre nós e nossos vizinhos", acrescentou Peres.

A ministra da Justiça de Israel, Tzipi Livni, responsável pelas negociações com os palestinos, chamou o ativista de "herói pela paz", que "acreditava na paz e que lutou por ela até o último dia".

O coordenador da ONU para o processo de paz no Oriente Médio, Robert Serry, também prestou homenagem em um comunicado a "um trabalhador incansável pela paz".

Serry saudou "um dos iniciadores do processo de paz de Oslo e um co-fundador da Iniciativa de Genebra", um plano de paz não oficial negociado pelos ex-ministros israelenses e palestinos Yossi Beilin e Yasser Abed Rabbo, lançado em 2003.

Entre 2001 e 2011, Pundak dirigiu o Centro Peres para a Paz. Desde de 2013, era presidente do Fórum de ONG para a Paz, uma Associação palestino-israelense, e membro do Grupo de Aix, uma ONG com sede em Aix-en-Provence , no sul da França.

Ron Pundak era casado e tinha dois filhos.

As negociações de paz relançadas em julho pelo secretário de Estado americano John Kerry atravessam um momento de profunda crise.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade