PUBLICIDADE

Oriente Médio

Monumento à sapatada em Bush é retirado no Iraque

31 jan 2009 - 09h21
(atualizado às 09h42)
Compartilhar

Uma escultura instalada no Iraque em homenagem ao jornalista que em dezembro atirou seus sapatos contra o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi retirada por ordem das autoridades locais.

A escultura de bronze, que reproduzia um sapato, havia sido instalada no terreno de um orfanato em Tikrit, cidade natal do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein. A ordem para a retirada da escultura veio apenas um dia após sua inauguração.

Segundo uma autoridade local, os locais públicos não devem ser usados para instalações com motivações políticas. Ele argumentou ainda que as crianças do orfanato devem ser poupadas do envolvimento em questões políticas delicadas.

Quando a escultura foi inaugurada, seu autor, Laith al-Amari, argumentou que ela não era um trabalho político, mas uma "fonte de orgulho para todos os iraquianos".

Julgamento

O jornalista Muntadar al-Zaidi, de 30 anos, que atirou os sapatos contra o ex-presidente americano, permanece preso aguardando julgamento pelo ataque.

O ataque ocorreu em Bagdá durante uma entrevista conjunta entre o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, e Bush, que fazia sua última visita ao país como presidente antes de deixar o cargo.

Antes de atirar os sapatos, que não atingiram o alvo, Zaidi gritou: "Isso é por todas as viúvas, os órfãos e aqueles que foram mortos no Iraque. Esse é o seu beijo de despedida do povo iraquiano, seu cachorro".

Na cultura árabe, agredir alguém com um sapato é considerado um insulto gravíssimo. Após o incidente, Zaidi ganhou fama e manifestações de apoio em vários países do mundo árabe e também em outras partes do mundo.

Zaidi afirma ter sido espancado na prisão, e teria tido um braço e costelas quebradas, além de hemorragias internas. Ele foi indiciado por agressão contra um Chefe de Estado estrangeiro, e pode ser condenado a uma pena de até 15 anos de prisão.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade