PUBLICIDADE

Oriente Médio

Monarquias do Golfo anunciam apoio ao Bahrein

17 fev 2011 - 17h36
(atualizado às 18h46)
Compartilhar

Os chefes das diplomacias dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) mostraram nesta quinta-feira seu apoio ao reino do Bahrein, agitado por manifestações antigovernamentais cuja repressão causou, desde segunda-feira, seis mortos segundo a oposição e três segundo o governo, além de dezenas de feridos.

16 de fevereiro - Familiares e manifestantes levam o caixão de Fadel al-Matrook, morto na terça-feirs, em Manama
16 de fevereiro - Familiares e manifestantes levam o caixão de Fadel al-Matrook, morto na terça-feirs, em Manama
Foto: Reuters

"Expressamos o nosso total apoio a Bahrein no plano político, econômico, de segurança e de defesa", asseguraram em um comunicado os representantes do CCG (formado por Bahrein, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar e Kuwait).

"Nossa segurança é uma responsabilidade coletiva e está fora de questão aceitar ingerências externas", disse o texto. Por outro lado, o ministro de Relações Exteriores de Bahrein, o xeque Kaled bin Ahmed Al Thani, justificou diante da imprensa a intervenção das forças de segurança contra os manifestantes pela necessidade de impedir um conflito e uma crise econômica.

O exército de Bahrein saiu nesta quinta-feira às ruas de Manama para reestabelecer a ordem depois da repressão policial contra uma manifestação antirregime que deixou três mortos e cerca de 200 feridos. Outras duas pessoas tinham morrido nos protestos convocados nos últimos dias.

Os manifestantes são xiitas, majoritários no país governado pela minoria sunita.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade