PUBLICIDADE

Oriente Médio

Míssil do Hezbollah fere 7 soldados israelenses na fronteira do Líbano

28 jan 2015 - 11h53
Compartilhar

Um ataque de míssil do Hezbollah feriu sete soldados israelenses nesta quarta-feira, a maior ofensiva realizada por guerrilheiros do grupo libanês contra forças de Israel desde a guerra de 34 dias de 2006.

Em uma aparente retaliação contra um ataque aéreo israelense à Síria que matou um general da Guarda Revolucionária do Irã, um comandante do Hezbollah e o filho do falecido líder do grupo, a facção declarou que sua “Brigada dos Mártires de Quneitra” levou a cabo o atentado desta quarta-feira contra um comboio israelense na área fronteiriça das Fazendas Shebaa, desencadeando temores de uma escalada ainda maior da violência.

A Agência Nacional de Notícias libanesa disse que um soldado israelense foi capturado na operação, mas os militares do Estado judeu o negaram de imediato.

A artilharia israelense disparou pelo menos 22 projéteis em uma fazenda em campo aberto no sul do Líbano após o ataque, afirmou uma fonte de segurança libanesa, e uma fumaça densa surgiu sobre a área.

A área fronteiriça estava basicamente calma desde o conflito de 2006, já que o Hezbollah, apoiado pelo Irã, está lutando ao lado do presidente sírio, Bashar al-Assad, na guerra civil síria e Israel está atento à Faixa de Gaza, onde lutou contra militantes do Hamas durante 50 dias em meados do ano passado.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que fez da segurança sua maior prioridade na campanha de reeleição para a votação de 17 de março, disse que “quem quer que esteja tentando nos desafiar na fronteira norte” deveria levar em conta a ofensiva israelense em Gaza em 2014.

Falando em Sderot, cidade israelense na divisa com a Faixa de Gaza, Netanyahu afirmou que Israel está “preparado para agir poderosamente em todas as frentes”, acrescentando: “A segurança vem antes de tudo.”

Uma fonte militar israelense declarou que o ataque com mísseis desta quarta-feira atingiu um veículo militar, ferindo quatro soldados. Em seguida tiros de morteiro acertaram uma posição do Exército em Monte Hérmon, nas Colinas de Golã, ocupadas por Israel, sem causar baixas.

Segundo uma fonte política libanesa, a “grande operação” do Hezbollah matou e feriu numerosos soldados israelenses em reação ao ataque aéreo israelense na Síria neste mês.

    É preciso esperar para saber se Israel e o Hezbollah, ambos tendo causado baixas, irão recuar de um novo confronto ao longo das linhas de batalha, que podem se estender por três países: Israel, Líbano e Síria.

     Na terça-feira, pelo menos dois foguetes sírios atingiram as Colinas de Golã, tomadas da Síria na Guerra dos Seis Dias de 1967. Israel respondeu com disparos de artilharia logo após o incidente, e no início desta quarta-feira com um ataque aéreo em solo sírio.

(Reportagem adicional de Maayan Lubell e Ori Lewis em Jerusalém, Laila Bassam e Oliver Holmes em Beirute e Suleiman Al-Khalidi em Amã)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; +55 21 2223-7148))REUTERS MPP

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade