PUBLICIDADE

Oriente Médio

Mísseis russos 'não ajudam' a paz na Síria, afirma John Kerry

31 mai 2013 - 13h34
(atualizado às 14h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou nesta sexta-feira que o envio de mísseis antiaéreos russos à Síria não contribui para os esforços de paz no país, em uma advertência feita antes de uma conferência internacional sobre o tema prevista para junho em Genebra.

"As transferências de (mísseis russos) S-300 à região em um momento que tentamos criar a paz não ajudam", disse Kerry em uma coletiva de imprensa em Washington ao lado do secretário de Estado alemão, Guido Westerwelle.

O alemão também advertiu Moscou: "Pedimos a nossos colegas russos que não coloquem em risco a conferência de Genebra. O fornecimento de armas ao regime (sírio) de (Bashar al) Assad é um grande erro".

Kerry, que lançou a proposta da conferência internacional de paz para a Síria - "Genebra 2" - junto com o chanceler russo Sergei Lavrov, disse que acredita na "seriedade" de Moscou em sua busca por uma saída política para guerra civil síria.

"Em Genebra, veremos quem é sério. Os russos são sérios? Creio que sim. O presidente (Vladimir) Putin disse que sim. Sergei Lavrov explicou que eles estão se organizando", afirmou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade