PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ministro sul-coreano cancela ida ao Japão devido a santuário de guerra

22 abr 2013 - 08h58
(atualizado às 11h05)
Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul cancelou uma viagem ao Japão, nesta segunda-feira, após o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ter feito uma oferenda a um santuário visto como um símbolo do antigo militarismo do Japão, disse um funcionário do governo sul-coreano.

A China também manifestou oposição à oferenda de Abe ao santuário de Yasukuni, onde 14 líderes japoneses condenados como criminosos de guerra são homenageados, dizendo que o Japão ainda deve redimir-se das agressões nacionalistas feitas no passado.

Abe, um nacionalista declarado, fez o ritual de oferecer um pinheiro ao santuário. Ele não esteve no local, mas dois ministros japoneses e um secretário de gabinete foram visitaram o santuário no fim de semana.

Tais gestos contrariaram as vítimas das agressões sofridas nos tempos de guerra do Japão, entre elas a China e a Coreia do Sul.

"Estamos desapontados", disse um funcionário do governo sul-coreano.

"Através de um canal diplomático, enviamos várias vezes a mensagem de que não queríamos nenhuma visita ao santuário antes da viagem de nosso ministro", disse o funcionário, que não quis ser identificado.

O chanceler sul-coreano, Yun Byung-se, tinha o objetivo de discutir os rumos das relações com o seu homólogo japonês durante a visita prevista, disse o funcionário.

"Agora, é quase impossível ter uma conversa construtiva", disse o oficial, referindo-se à decisão de cancelar a viagem.

Para os coreanos, o santuário é um lembrete do brutal regime colonial do Japão, entre 1910 e 1945.

A China, que também sofreu sob a ocupação japonesa, também se ofende quando os líderes japoneses prestam homenagens ao santuário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade