PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ministro francês diz que Assad não estará presente na conferência de Genebra

14 mai 2013 - 06h10
Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, assegurou nesta terça-feira que o presidente da Síria, Bashar al Assad, não estará na conferência realizada em Genebra, sobre o conflito sírio com participação do regime e da oposição, e também não participará de um eventual governo de transição.

"Bashar al Assad será descartado de fato de um possível governo de transição", assinalou o ministro francês à emissora de rádio "RTL". Segundo Fabius, a reunião de Genebra "deverá ser organizada no final de maio".

Perguntado sobre a possível presença do presidente sírio, o ministro francês afirmou: "É seguro que não", reiterando que o texto do compromisso menciona "um governo que terá pleno poder e que o mesmo estará formado em mútuo consentimento".

Segundo sua análise, isso significa que "se tratará de um governo diferente do atual, que terá plenos poderes, e Bashar (al Assad) não tem todos os poderes, e que estará constituído por consentimento mútuo, e os opositores não aceitariam nunca Assad".

No entanto, o ministro ressaltou que está pedindo a renúncia do presidente sírio antes da realização dessa conferência, que a França apoia, embora reconheça que seu êxito "é muito difícil".

Fabius considerou que uma das prioridades do encontro é "evitar a extensão do conflito às regiões vizinhas".

EFE   
Compartilhar
Publicidade