PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ministro de Exteriores francês quer reativar processo de paz no Oriente Médio

20 jun 2015 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, visitou o Egito neste sábado, na primeira etapa de uma viagem regional que pretende reativar o processo de paz entre palestinos e israelenses, com a ajuda dos países árabes vizinhos.

"O Egito pode desempenhar um papel importante porque tem boas relações com todas as partes e, além disso, é neutro", disse Fabius em entrevista coletiva conjunta com seu colega egípcio, Sameh Shukri, segundo informou a agência de notícias egípcia "Mena".

Além disso, Fabius destacou que "o reatamento das negociações é importante", pois sem elas "não pode haver um avanço" rumo à solução dos dois Estados para palestinos e israelenses.

Neste sentido, advertiu que "a ampliação dos assentamentos (israelenses em território palestino) representa um retrocesso" no caminho para dita solução, que prevê o estabelecimento de um Estado palestino independente nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, de 1967.

O titular das Relações Exteriores francês informou que falará desta questão com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, com os quais deve reunir-se na próxima segunda-feira em Israel e nos territórios palestinos.

Fabius também fará uma escala na Jordânia, onde se reunirá com o rei de Abdullah II, porque "a França quer que os países árabes e a comunidade internacional participem para que as negociações tenham êxito".

Além disso, Paris procura promover uma resolução pactuada sobre o conflito palestino-israelense perante o Conselho de Segurança da ONU, de modo que não possa ser vetada por nenhum país, de acordo com a "Mena".

A proposta francesa - que estabelece 18 meses de prazo para se chegar a um acordo - começou a ser incubada quando os palestinos foram em dezembro do passado no Conselho de Segurança da ONU com uma resolução para pôr fim à ocupação, que foi rejeitada por falta de apoios.

Fabius também se reuniu no Cairo com o presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, e com uma comissão árabe mista integrada por Egito, Jordânia, Marrocos e a Autoridade Nacional Palestina, para escutar suas posturas a respeito do processo de paz.

"A França quer a paz para a região" ressaltou Fabius em entrevista coletiva , após ter abordado o conflito palestino-israelense e outras crises regionais, como a da Líbia e a da Síria, com o presidente Al Sisi e com Shukri.

O titular das Relações Exteriores egípcio assegurou que "os desafios na região requerem mais cooperação (internacional) para serem superados" e destacou que todos sentem "preocupação" pelo processo de paz entre palestinos e israelenses, estagnado há um ano e meio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade