PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ministro da Defesa de Israel viaja aos EUA para tratar sobre ajuda militar

25 out 2015 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Defesa de Israel, Moshe Ya'alon, viaja neste domingo aos Estados Unidos para tratar com as autoridades desse país o alcance da ajuda militar que Israel receberá, depois do acordo com o Irã em matéria nuclear.

Fontes do departamento informaram em comunicado que Yaalon se reunirá em Washington com o secretário de Defesa americano, Ashton Carter, e o chefe do Estado-Maior Conjunto, Joseph Dunford, que esteve em Israel na semana passada.

Durante sua visita, ambas as partes mostraram disposição para retomar as boas relações que tiveram nas últimas décadas, até que entraram em crise há três anos pelas negociações do Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido mais Alemanha) com o Irã.

Os Estados Unidos revelaram a Israel que está disposto a intensificar sua ajuda militar para reforçar a segurança frente a possíveis ameaças do programa nuclear do Irã, mas o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, atrasou os contatos por vários meses com a esperança de que o Congresso impedisse o acordo, o que finalmente não ocorreu.

Depois da visita de Ya'alon, será a vez do primeiro-ministro israelense visitar a Casa Branca em 9 de novembro, em uma reunião na qual espera-se que o presidente americano, Barack Obama, e Netanyahu acabem com suas diferenças dos últimos anos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade