PUBLICIDADE

Oriente Médio

Militares israelenses matam e ferem palestinos em Gaza

15 mai 2011 - 08h11
(atualizado às 14h15)
Compartilhar

Um palestino de 18 anos morreu neste domingo ao ser atingido por tiros das forças israelenses ao leste da cidade de Gaza, informaram fontes médicas palestinas, que não souberam precisar se a morte está relacionada com as manifestações da "Nakba". "Um palestino de 18 anos morreu por disparos israelense ao leste da cidade de Gaza", afirmou à AFP o porta-voz dos serviços de emergência da Faixa de Gaza, Adham Abu Selmiya.

Polícia israelense feriu cerca de 45 manifestantes palestinos em conflito próximo à fronteira de Israel
Polícia israelense feriu cerca de 45 manifestantes palestinos em conflito próximo à fronteira de Israel
Foto: Suhaib Salem / Reuters

Pelo menos 80 palestinos foram feridos neste domingo em Gaza por disparos do Exército israelense contra uma marcha que seguia para a fronteira israelense, informaram os serviços de emergência palestinos. Quase mil manifestantes seguiam para o local para lembrar a "Nakba" (Catástrofe), ou êxodo palestino, o aniversário da criação do Estado de Israel, apesar dos disparos de advertência israelenses.

Segundo a rádio militar israelense, os soldados, que receberam ordens estritas para proibir a entrada no território israelense, atiraram primeiro para o alto e depois nas pernas dos manifestantes.

O protesto deste domingo envolveu milhares de pessoas, que fizeram uma passeata no norte da Faixa de Gaza, rumo à divisa do território com Israel, informaram testemunhas. Segundo elas, os tanques israelenses estacionados na área dispararam pelo menos quatro projéteis contra o local da manifestação. Uma porta-voz do Exército israelense confirmou que "está ocorrendo uma grande manifestação no norte de Gaza", mas assinalou que, por enquanto, não pode confirmar que as forças tenham disparado contra a população.

Em um comício realizado na cidade de Gaza, que contou com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas, o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que os palestinos têm direito a resistir à ocupação israelense e recuperar as propriedades perdidas em 1948, informou o serviço de notícias israelense Ynet.

Este é o primeiro ano desde 2007 em que as distintas facções palestinas se unem na Faixa de Gaza para organizar atos conjuntos em memória da Nakba, o que foi possibilitado após a assinatura do acordo de reconciliação palestina, feito no início deste mês no Cairo. O grupo radical Hamas, em coordenação com o moderado Fatah, organizou os dois principais atos com apoio das demais facções palestinas. O primeiro foi realizado no norte da Faixa de Gaza e o segundo, na localidade de Rafah, na fronteira com o Egito.

Com informações da EFE e da AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade