PUBLICIDADE

Oriente Médio

Militantes islâmicos capturam base militar em província síria

27 abr 2015 - 08h48
(atualizado às 08h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma coalizão de militantes islâmicos capturou uma base do Exército no noroeste da Síria na madrugada desta segunda-feira, depois que um suicida da Frente Nusra, da Al Qaeda, detonou um caminhão carregado com explosivos na entrada do complexo.

A captura, relatada por um comandante rebelde e por vídeos postados nas mídias sociais que mostram militantes dentro da base, deixa a coalizão mais perto de conquistar a maior parte da província de Idlib e se movendo em direção a Latakia, berço do presidente sírio, Bashar al-Assad.

O Exército estava usando o campo Qarmeed para bombardear cidades e aldeias controladas pelos rebeldes na região agrícola estratégica na fronteira com a Turquia. Controlar o local deve ajudar os rebeldes a apertar o cerco sobre a grande base militar de Mastouma, que fica nas proximidades.

A mídia estatal síria disse que o Exército matou dezenas de combatentes da Frente Nusra e dezenas de suicidas islâmicos da região russa da Chechênia no combate perto da base, mas não disse que o complexo foi conquistado pelos militantes.

"Um caminhão com duas toneladas de explosivos penetrou uma das entradas da base, o que tornou mais fácil conquistar a base", disse o xeique Husam Abu Bakr, comandante rebelde do movimento Ahrar al-Sham, via Skype.

A Síria recentemente intensificou suas acusações de que a Turquia está ajudando os rebeldes e permitindo que milhares de combatentes jihadistas estrangeiros radicais se abriguem no país, o que tornou possível para os rebeldes tomar a cidade de Idlib no mês passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade