PUBLICIDADE

Oriente Médio

Milhares marcham em Roma contra reforma do mercado de trabalho

28 mar 2015 - 14h59
(atualizado às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de milhares de trabalhadores marcharam pelo centro de Roma neste sábado contra a reforma do primeiro-ministro, Matteo Renzi, do mercado de trabalho, liderados por um popular chefe sindical que é visto por muitos como um possível futuro líder da esquerda italiana.

A marcha foi organizada pelo principal sindicato de engenharia da Itália, o FIOM, cujo líder, Maurizio Landini, está tentando unir a esquerda política fragmentada no que chama de uma "coligação social" contra Renzi.

Ele acusa o primeiro-ministro de mover seu Partido Democrático (PD) muito longe em direção ao centro político, abandonando raízes tradicionais.

"Uma nova primavera começa hoje para a Itália", disse Landini, cercado por simpatizantes com bandeiras vermelhas do FIOM. "Estamos prontos para a batalha sabendo que temos mais apoio do que o governo."

Sob Renzi, o PD tornou-se, de longe, o maior partido da Itália, ajudado por divisões na centro-direita que tem sido enfraquecida pelos problemas legais de seu líder Silvio Berlusconi.

A marcha deste sábado teve a presença de Nichi Vendola, líder do pequeno partido de esquerda SEL e vários legisladores esquerdistas proeminentes do próprio PD de Renzi.

(Por Gavin Jones)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade