PUBLICIDADE

Oriente Médio

Milhares de iranianos e iraquianos enviados à Síria para proteger Damasco

3 jun 2015 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários

Vários milhares de combatentes iraquianos e iranianos chegaram recentemente na Síria com o objetivo principal de defender Damasco e seus subúrbios, de acordo com uma fonte das forças de segurança sírias, enquanto os jihadistas afirmaram que a capital seria o seu próximo alvo.

"Nestas últimas semanas, cerca de 7.000 combatentes iranianos e iraquianos chegaram à Síria e o seu objetivo principal é a defesa da capital", afirmou à AFP um membro dos serviços de segurança em Damasco, que pediu anonimato. "O maior contingente é iraquiano".

"A meta é chegar a 10.000 homens para apoiar o exército sírio e as milícias pró-governo, começando por Damasco, e mais adiante para retomar Jisr al-Shugur, pois é perto da costa do Mediterrâneo e da região de Hama, no centro do país", acrescentou a mesma fonte.

O exército sírio perdeu em 25 de abril Jisr al-Shughur, no noroeste do país, frente ao exército da reconquista, uma coalizão integrada por rebeldes islâmicos e da Frente Al-Nosra, ramo sírio da Al-Qaeda.

Após uma série de reveses contra os jihadistas e rebeldes, as autoridades sírias pediram apoio a seus aliados russos e iranianos, indicou à AFP uma fonte próxima do regime sírio.

Uma chamada que ocorre num momento em que os rebeldes parecem acentuar a sua ofensiva.

Militares sírios afirmam que após um recente acordo entre a Arábia Saudita, Catar e Turquia - inimigos irreconciliáveis do regime de Bashar al-Assad, que apoiam os rebeldes - agora atacam dezenas de milhares de posições do exército governamental.

Na quinta-feira, o chefe da Al-Nosra, Abu Mohammad al-Jolani indicou que a missão da sua organização "na Síria é derrubar o regime, seus símbolos e seus aliados".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade