PUBLICIDADE

Oriente Médio

Metade dos animais de zoológico em Gaza morreu por conflitos

Macacos, avestruzes, e as águias estão entre os muitos animais mortos em bombardeios israelenses

15 ago 2014 - 11h15
Compartilhar
Exibir comentários
Funcionários do zoológico mostra pavão morto em meio aos ataques israelenses em Gaza
Funcionários do zoológico mostra pavão morto em meio aos ataques israelenses em Gaza
Foto: Al Jazeera / Reprodução

Um zoológico situado ao norte de Gaza está devastado pelos ataques e bombardeios israelenses na região. Segundo Wasef Hamad, um trabalhador do local, metade dos animais foi morta – entre eles macacos, avestruzes e águias. As informações são da Al Jazeera.

O cenário do zoológico é de completa destruição: o gramado do local está completamente seco e os animais sobreviventes estão morrendo de fome e sede. No local, há uma cratera de três metros causada por uma bomba israelense.

Por causa dos conflitos entre o Exército israelense e o grupo islâmico Hamas, os funcionários do zoológico ficaram impossibilitados de cuidarem dos animais. Antes dos confrontos, o parque era lar de 50 animais e dezenas de aves. Porém, o funcionário Hamad arrisca a vida para ir colocar água e dar um pouco de comida aos bichos durante a nova trégua que perdura na região. 

Um dos três leões sobreviventes do zoológico em Gaza - felinos estão doentes e famintos
Um dos três leões sobreviventes do zoológico em Gaza - felinos estão doentes e famintos
Foto: Abid Katib / Getty Images

Em uma das gaiolas está um babuíno macho ao lado dos restos mortais de uma fêmea e dois filhotes. “Ele não deixa ninguém entrar na gaiola. Atacou um dos funcionários que tentou retirar os corpos durante a trégua de 72 horas que tivemos”. Segundo as informações, o cheio de podre é forte.

Os leões do zoológico – que possuem um espaço mais protegido – estão famintos e os açougues da região mal têm carne para as pessoas. “Os felinos estão doentes e precisam de vacina, mas não encontramos nenhuma delas por aqui”.

Comovidos com a situação do lugar, alguns vizinhos levam baldes de água e comidas, mas que não são suficientes.

Os confrontos na Faixa de Gaza que começaram em 8 de julho já mataram mais de duas mil pessoas – sendo 67 israelenses (63 soldados e 4 civis). 

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade